terça-feira, janeiro 31, 2006

Que tal, vamos a banhos...

Relaxamento:
cinco gotas de óleos essenciais - três de alfazema e duas de ilangue-ilangue - adicionadas à água.

Aliviar dos músculos doridos:
três gotas de óleo essencial de manjerona e duas de camomila.

Refrescar e vitalizante:
três gotas de bergamota e duas de gerânio.

Síndrome pré-mestrual:
três gotas de rosa, três de jasmim e duas de salva-esclareia.

Alívio dos estados dolorosos:
Três gotas de rosa, três de gerânimo e duas de salva-esclareia.

CHEIRAR OU MASSAJAR:

Tosse:
óleos essenciais de ciprestes, eucalipto ou sândalo com compressas quentes, massagens ou inalação de vapor.

Debilidade geral:
banhos inalação simples ou massagem com funcho, melissa, petittgrain (extraído das folhas da laranja amarga) ou capim-limão.

Pés doridos:
lava-pés com uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta.

"Dos muitos existentes no mercado, o óleo de rosa é, provalmente, o mais famoso de todos, apreciado desde os tempos mais remotos, tanto a fragância, fortemente invocadora de sensações gerais de prazer e felicidade, como enquanto remédio importante para diversos males.
Várias espécies de rosas têm sido usadas para extrair o óleo, sendo de destacar a rosa centifólia, de que se extrai o absoluto de rosa, e a rosa damascena, donde provém a essência de rosa, o mais fino dos óleos de rosa. Refira-se, a este propósito, que são necessárias cerca de trinta rosas para obter uma gota de óleo, podendo chegar às cinco mil rosas para obter 5ml (1 colher de chá) de óleo essencial puro.
As caracteristicas de cada espécie floral são ligeiramente diferentes, mas as propriedades gerais de todas são antinflamatórias, sedativas e calmantes.
Não admira, pois, que o óleo de rosa possua larga fama, tanto como afrodisiaco como benéfico nos casos de ansiedade. Enfim, é um óleo que poderá ser usado no banho para uma experiência simultanemaente desanuviadora e sensual ou para aclamar a tensão muscular e nervosa quando adicionado a um óleo de massagem (como o óleo de amêndoas doces).
Contudo, há ainda um campo particularmente importante para o público feminino, que pode ter neste óleo um precioso aliado nos casos de síndrome pré-mestrual (SPM) e de dismenorreia, as "vulgares" dores mestruais. Como fazer? Experiemente juntar três gotas de rosa, três de jasmim e duas de salva-esclareia a um banho e sinta a tensão a diluir-se na água.Em opção, use esta mistura mum óleo de massagem, com ela friccionando suavemente o abdómen para um efeito relaxante e calmante".
Por Maria Ester Torres

BOA NOITE!

1 Comments:

Blogger Carla Ferreira said...

Bem que receitas!
A maioria dos ingredientes não conheço! Ignorância na área.

Preciso mesmo da receita para a debilidade geral e algumas específicas e centralizadas em alguns orgãos...

Bem pode ser que resulte melhor que o Xanax ou Prozac!!
Bjs

janeiro 31, 2006 10:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home